sábado, 14 de janeiro de 2006

Marca Benetton

"Benetton é uma das marcas com maior notoriedade em todo o mundo, tendo-se tornado um dos símbolos do conceito de sucesso dos anos 80. Tal é devido a diversos factores, entre os quais a qualidade e uma gestão de marca eficiente, mas também numa forma de gestão inovadora baseada em conceitos inovadores como a experimentação paciente das relações com todos os stakeholders - clientes, fornecedores, colaboradores, etc. - ou como a predominância das relações pessoais sobre as relações formais - "rede social".
A grande solicitação por parte de interessados em abrir lojas Benetton levou a que a empresa enveredasse por um processo de franchising desde o final dos anos 60. Contudo, esse processo era pouco formal, já que se baseava fundamentalmente na confiança mútua entre as partes, e ainda hoje tem basicamente as mesmas características iniciais: a Benetton não olha o franchising como uma forma de distribuição, mas sim como uma aliança estratégica, em que a casa-mãe se assume como "firma central" ou "centro estratégico"... - Engº Paulo Lopes Porto
-Excerto da sua tese de mestrado
mais em Revista Portuguesa de Marketing, ano 1, nº 3, Outubro de 1996.

3 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde sr professor Paulo Lopes Porto, venho por este meio solicitar algum esclarecimento sobre o case study Benetton, visto ter um trabalho para entregar na escola (ESTM _ Escola Superior de tecnologia do mar / IPL) e tendo já varias horas de investigação não consigo encontrar os pontos fracos da marca benetton gostaria que podesse dar uma pequena ajuda ou nomear alguns sites onde possa pesquisar essa situação. obrgidado
com os melhores cumprimentos

Unknown disse...

B tarde,
Antes demais, esta resposta não é do Prof. Paulo Lopes Porto, é minha enquanto administrador deste blog.
Creio que a sua intenção seria entrar em contacto com o Prof. Paulo Lopes Porto, uma vez que ele elaborou uma Tese sobre o assunto.
No entanto, posso por exemplo referir que, lendo o livro "A Publicidade da Benetton - um discurso sobre o real" da autoria de Jorge Veríssimo, da editora MinervaCoimbra, vai constatar que sobre a publicidade desta marca é concluido que algumas imagens utilizadas "são uma estratégia de provocação, ou seja, a construção de simulacros negativos junto do destinatário."
Sugiro que leia o livro referido.

Anónimo disse...

obrigado, pela atenção dispensada, irei seguir o seu conselho