Num seminário subordinado ao tema "China, Angola e Espanha: ameaças ou oportunidades para as PME", promovido e realizado pela Associação PME-Portugal, no passado sábado, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), Carlos Manuel Rodrigues (Ferpinta España) apresentou o caso de sucesso da sua empresa. Neste seminário foram, entretanto, apresentados outros Case Studies (mais).
A actividade da Ferpinta situa-se na área de fabrico de tubos de aço soldados, sector onde se verifica a existência de um número reduzido de empresas por país e onde assumem relevância as economias de escala.
A Ferpinta iniciou o seu processo de internacionalização devido à "reduzida" dimensão do mercado nacional e também devido à previsível entrada de produtores espanhóis em Portugal.
Nesse sentido, a Ferpinta tomou a decisão de se internacionalizar para Espanha, país cujo mercado tem uma enorme dimensão. Por outro lado, Espanha é um país que, para a empresa, está mais próximo da sua unidade industrial.
A Ferpinta, segundo Carlos Rodrigues, é neste momento o maior produtor independente ibérico e possui uma maior flexibilidade de gestão que os seus principais concorrentes.
A estratégia de internacionalização da empresa assentou na constituição de uma empresa de direito espanhol (Ferpinta España, S.A.), na abertura de entrepostos comerciais, num serviço just-in-time aos clientes industriais, numa política de marketing relacional, na nomeação de agentes comerciais e no investimento em tecnologia avançada.
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