quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

"SUPER MEMÓRIA"

Num artigo publicado na revista Sábado, Luís Silvestre e Cláudia Faria, sugerem alguns truques para se utilizarem todas as capacidades da mente humana. Segundo os autores "o nosso cérebro tem capacidade para armazenar informação equivalente a 30 milhões de livros de 500 páginas".
No artigo são apresentadas soluções para alguns problemas que, por vezes, dificultam o armazenamento de determinadas informações na mente humana.
Problemas:
  • Recordar caras e associá-las a nomes;
  • Memorizar a localização de objectos;
  • Memorizar números;
  • Recordar a matéria das aulas.

Na opinião dos autores "os introvertidos decoram melhor de manhã, os extrovertidos ao fim do dia".

Como nota final, destacam-se no artigo 10 exercícios de ginástica mental que ajudam a treinar a concentração, a associação de ideias e a atenção a pormenores.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Ferpinta España - "estória" de um projecto dinâmico!...

Num seminário subordinado ao tema "China, Angola e Espanha: ameaças ou oportunidades para as PME", promovido e realizado pela Associação PME-Portugal, no passado sábado, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), Carlos Manuel Rodrigues (Ferpinta España) apresentou o caso de sucesso da sua empresa. Neste seminário foram, entretanto, apresentados outros Case Studies (mais).
A actividade da Ferpinta situa-se na área de fabrico de tubos de aço soldados, sector onde se verifica a existência de um número reduzido de empresas por país e onde assumem relevância as economias de escala.
A Ferpinta iniciou o seu processo de internacionalização devido à "reduzida" dimensão do mercado nacional e também devido à previsível entrada de produtores espanhóis em Portugal.
Nesse sentido, a Ferpinta tomou a decisão de se internacionalizar para Espanha, país cujo mercado tem uma enorme dimensão. Por outro lado, Espanha é um país que, para a empresa, está mais próximo da sua unidade industrial.
A Ferpinta, segundo Carlos Rodrigues, é neste momento o maior produtor independente ibérico e possui uma maior flexibilidade de gestão que os seus principais concorrentes.
A estratégia de internacionalização da empresa assentou na constituição de uma empresa de direito espanhol (Ferpinta España, S.A.), na abertura de entrepostos comerciais, num serviço just-in-time aos clientes industriais, numa política de marketing relacional, na nomeação de agentes comerciais e no investimento em tecnologia avançada.
Mais informações, aqui.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Num artigo publicado na Pessoal, Ana Margarida Pedro, apresenta o caso da PT, e a propósito do assunto refere:

"A gestão de um número tão significativo de colaboradores tem de ser apoiada em modelos, sistemas e processos que permitam gerir a evolução e o desenvolvimento das competências das pessoas de uma forma centralizada, sem prejuízo da necessidade de se definir para certos segmentos de colaboradores políticas específicas que tenham em conta o impacto estratégico das funções."
O caso PT foi apresentado durante as «Conferências de Verão» da APG.

sábado, 14 de janeiro de 2006

Marca Benetton

"Benetton é uma das marcas com maior notoriedade em todo o mundo, tendo-se tornado um dos símbolos do conceito de sucesso dos anos 80. Tal é devido a diversos factores, entre os quais a qualidade e uma gestão de marca eficiente, mas também numa forma de gestão inovadora baseada em conceitos inovadores como a experimentação paciente das relações com todos os stakeholders - clientes, fornecedores, colaboradores, etc. - ou como a predominância das relações pessoais sobre as relações formais - "rede social".
A grande solicitação por parte de interessados em abrir lojas Benetton levou a que a empresa enveredasse por um processo de franchising desde o final dos anos 60. Contudo, esse processo era pouco formal, já que se baseava fundamentalmente na confiança mútua entre as partes, e ainda hoje tem basicamente as mesmas características iniciais: a Benetton não olha o franchising como uma forma de distribuição, mas sim como uma aliança estratégica, em que a casa-mãe se assume como "firma central" ou "centro estratégico"... - Engº Paulo Lopes Porto
-Excerto da sua tese de mestrado
mais em Revista Portuguesa de Marketing, ano 1, nº 3, Outubro de 1996.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Morreu Peter Drucker

O Guru Peter Druker morreu no dia 11 de Novembro de 2005; tinha 95 anos. A carreira que construiu na área da gestão das organizações, como universitário e consultor, foi brilhante, tendo conseguido prever muito do que aconteceu ao longo da sua vida.
A JustLeader, deste mês, apresenta em Tributo, as previsões do "profeta Drucker", que se concretizaram na prática.
  • Os Computadores: "Quase 20 anos antes de ser lançado o primeiro computador pessoal, no início dos anos 70, Drucker previu que o equipamento revolucionaria a gestão";
  • O Japão como Potência: "Nos anos 60, Drucker reconheceu a capacidade do país asiático para se transformar num dos mais industrializados do mundo, o que se tornou realidade duas décadas depois";
  • A Inflacção de 2 dígitos: "Profetizou que os Estados Unidos seriam golpeados pela inflacção, o que ocorreu a partir de 1974";
  • Os Salários Milionários: "Drucker previu em 1997 que haveria uma forte reacção aos salários milionários pagos aos executivos, o que ocorreu logo após os primeiros escândalos contabilísticos divulgados em 2000";
  • Os Planos de Pensão: "Em 1976, uma década antes da media reconhecer o novo poder dos investidores institucionais, a sua influência já era enfatizada no livro A Revolução Invisível".

segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

e-Formação

As empresas investem cada vez mais na formação dos seus colaboradores através do e-learning.
Esta nova estratégia de formação tem vantagens claras, mas também obstáculos:

Vantagens:
  • Aprendizagem personalizada e ao próprio ritmo;
  • Facilidade de actualização de conteúdos;
  • Capacidade de abranger um universo maior em menos tempo;
  • Controlo da qualidade da formação.

Desvantagens:

  • Necessidade de forte motivação e auto-disciplina;
  • Segurança de informação para a empresa, sobretudo quando o colaborador pode aceder aos cursos fora do local de trabalho;
  • Custos de desenvolvimento elevados;
  • Harmonização de software e actualização de versões.

Fonte: PRÉMIO

A PRÉMIO, na edição nº 108, de 6 de Janeiro de 2006, tem na área de Management um artigo publicado sobre e-Learning, com o título "A Grande Escola da Web" que vale a pena ler a propósito do assunto em título.