segunda-feira, 15 de maio de 2006

Pontosnosii dá destaque ao processo de Bolonha que está em curso

Para o Prof. Doutor Pedro Lourtie, Professor Associado do IST - Instituto Superior Técnico, e representante em Portugal do Grupo de Follow-up da implementação do Processo de Bolonha, o que está em causa no processo é essencialmente passar a valorizar as competências dos alunos.

Esta ideia é dada a conhecer num artigo publicado por Cristina Baptista na Revista Pontosnosii (Nº5, Maio 2006). Para o Prof. Pedro Lourtie "com a implementação em Portugal do Processo de Bolonha, a tónica vai estar no que se aprende e não no que se ensina, valorizando o aluno e as competências que adquire".

Por outro lado, está em causa o desenvolvimento de outras competências, "as horizontais, também necessárias na preparação para o mercado de trabalho, como o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de analisar situações que facilitem a integração no referido mercado".

Com o Processo de Bolonha os alunos passam a concluir a sua formação superior em 3 anos, mas para o Prof. Pedro Lourtie apesar de passarem a possuir menos conhecimentos, devido a esta redução temporal, eles terão mais capacidades para os usar "para fazer frente á vida real".

O que é preciso é ter capacidade para dar resposta a esta questão, afirma o Prof.: "o aluno tem de ser capaz de fazer algo. Como é que eu consigo, em termos pedagógicos, que ele lá chegue e como é que eu vou avaliar isso?" Se isto for bem feito, diz o Prof., os alunos vão passar a ter capacidade para fazer frente aos desafios que se põem no mercado de trabalho.

Sem comentários: