sexta-feira, 19 de maio de 2006

Bolonha: aprender a aprender

O Ensino Superior tem dado origem nos últimos tempos a muitas páginas de imprensa: artigos, entrevistas, reportagens e notícias.

Cavaco Silva, Presidente da República, de acordo com um texto de Ricardo David Lopes e Bruno Simões Castanheira, publicado no JN, no dia 16 do corrente mês, apelou na sessão de encerramento do 3º Encontro Nacional de Inovação COTEC para que as universidades desenvolvam "um novo modelo de governação, capaz de as tornar mais ligadas à sociedade, empresas e necessidades do mercado na era da globalização".

Para Cavaco Silva "o problema da governação das nossas universidades tem de ser enfrentado, para que possam desempenhar o papel activo que lhes cabe no processo de desenvolvimento do país".

António Guimarães Rodrigues, Reitor da UM - Universidade do Minho, numa entrevista concedida ao Mundo Universitário (15 de Maio de 2006) a propósito da implementação do processo de Bolonha que visa orientar as instituições de ensino superior para a formulação de projectos com vista à introdução de métodos de ensino/aprendizagem mais orientados para o aluno, considera que ainda não sabe se os estudantes terão capacidade de aprender a aprender. "Sinceramente, acho que não estão preparados. E daí a nossa grande preocupação ..."

Mas António Guimarães Rodrigues afirma que a UM está a investir forte na medida das suas disponibilidades financeiras para prosseguir com a implementação do processo de Bolonha.

Creio que o IPAM, instituição que desde há muito motiva a acção da aprendizagem, no sentido do conhecimento e do saber fazer, apesar das dificuldades naturais inerentes à implentação de novos métodos de trabalho, está muito bem posicionada para continuar a implementar com êxito um método ensino/aprendizagem centrado no aluno.

Por outro lado, mantém já uma proximidade junto das empresas digna de ser registada. Afinal, o IPAM não é mais do que a 1ª Escola de Marketing em Portugal.



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