quarta-feira, 24 de maio de 2006

Bolonha em Perspectiva

Realizou-se hoje um Seminário sobre "As Novas Metodologias no Ensino Superior - Bolonha em Perspectiva" no IPAM Matosinhos.

No Seminário em que participou o Presidente do IPAM, Prof. Doutor Ferrão Filipe e o Director da Escola Superior de Matosinhos do IPAM, Mestre Daniel Sá, estiveram presentes alunos, colaboradores e docentes.

O tema para este seminário atrás referido é vital para o desenvolvimento do Processo de Bolonha. O Prof. Ferrão Filipe afirmou que "se perdeu muito tempo em Portugal a discutir se as licenciaturas deveriam ter 3 ou 4 anos e se a formação necessária para a obtenção do grau de mestre deveria ser de 1 ou 2 anos ("3+2" ou "4+1")". Na sua opinião é mais importante a discussão em torno das metodologias de ensino, e nesse sentido, desde há dois anos que o IPAM se tem concentrado nesta matéria registando, desde já, agradáveis experiências na utilização de metodologias inovadoras.

Segundo o Prof. Ferrão Filipe "o ensino vai passar da pura transmissão de conhecimentos para uma construção do saber a partir do estudo dos conceitos com base em acções concretas". O ponto de partida na aprendizagem passa a ser a acção e não a transmissão de conhecimentos. A abordagem dos conceitos far-se-á a partir de acções específicas. Neste sentido, "os professores deverão desfocalizar-se do ensino para se focalizarem na aprendizagem". Por consequência, os professores terão cada vez mais que desempenhar "o papel de orientação e tutoria".

Para o Prof. Ferrão Filipe prentende-se hoje "gestores que sejam capazes de trepar colinas, descer ravinas, percorrer rápidos de água, dormir no meio da montanha..." Por outro lado, também é desejável ter "líderes que sejam capazes de sair do seu círculo de conforto". Inovação e criatividade são outros requisitos fundamentais nos quadros da actualidade.

O presidente do IPAM terminou a sua intervenção referindo que é necessário "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a estar e aprender a ser."

O Mestre Daniel Sá, Director da Escola Superior de Matosinhos afirmou que "o IPAM vai levar o Processo de Bolonha à letra (Bolonha Ready)". Aliás, a Escola de Matosinhos tal como as restantes escolas do IPAM já vêm desde há bastante tempo a implementar novas metodologias de ensino, frisou. Metodologias essas que estão em conformidade com o espírito de Bolonha.

O Curso Superior de Gestão de Marketing assentará em "conhecimentos, competências e atitudes", afirmou o Mestre Daniel Sá.

Após as intervenções dos participantes, seguiu-se um período de perguntas e respostas. Os alunos colocaram várias questões a que os participantes deram a devida resposta.

sábado, 20 de maio de 2006

Componentes Essenciais do Paradigma de Bolonha

O JANUS 2006 anuário de relações exteriores editado pela Universidade Autónoma de Lisboa e pelo Público está dividido em três excelentes partes:

  1. Conjuntura e tendências internacionais;
  2. Internacionalização da educação e da cultura;
  3. A nova diplomacia.

Na primeira parte foram publicados artigos da actualidade europeia e mundial e artigos sobre tecnologia, ambiente e recursos.

A Internacionalização da educação e da cultura, na segunda parte, está dividida em dois grandes temas: O ensino superior face a Bolonha, e as tendências e as políticas da cultura.

Na última parte, os temas sobre os quais vários autores publicaram textos de relevante interesse referem-se à política externa e de segurança da UE e à diplomacia económica.

O principal motivo que me levou a escrever este artigo prende-se, no entanto, com a qualidade dos textos publicados referentes ao ensino superior face a Bolonha.

Nesta matéria podemos ficar a conhecer, no JANUS 2006 anuário de relações exteriores, as opiniões de Marçal Grilo sobre a Declaração de Bolonha,
de Fernando Amorim sobre o Ensino superior britânico, os padrões referenciais da Universidade no Reino Unido, sobre Bolonha e a derrota de Napoleão, o federalismo "competitivo" e o ensino superior alemão, o regime "autonómico" e o ensino superior espanhol e o sistema europeu de transferência de créditos (ECTS), de Alberto Amaral sobre Bolonha, competitividade europeia e Portugal, de João Vasconcelos Costa sobre as implicações sociais do processo de Bolonha, de José Subtil sobre a acreditação e avaliação do processo de Bolonha e de João Maria Mendes sobre o Politécnico português face à Universidade e a Bolonha, entre outros.

De todas as opiniões expressas destaco a de João Vasconcelos Costa que escreveu a propósito das componentes essenciais do paradigma de Bolonha:

"Os conhecimentos estão a evoluir a velocidade vertiginosa. Ninguém consegue ter a soma precisa de conhecimento necessário para cada um dos cada vez mais variados perfis profissionais. Mesmo que os tivesse, eles são rapidamente perecíveis. O diplomado pelo ensino superior tem de saber que vai ter de aprender toda a vida e isto não é fácil, com a crescente variedade de fontes de informação. Isto significa uma fórmula bem simples: um objectivo essencial da educação superior é facultar aos alunos uma competência essencial, a de aprender a aprender. Muitas outras também, desde as específicas a cada área disciplinar até às transversais: a mentalidade racional e crítica, o gosto pela inovação e iniciativa, a apetência pela cultura, a mentalidade multicultural, o domínio de línguas estrangeiras, as capacidades comunicacionais e de trabalho de grupo, o domínio das tecnologias de informação, a responsabilidade social, e tanto mais".

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Bolonha: aprender a aprender

O Ensino Superior tem dado origem nos últimos tempos a muitas páginas de imprensa: artigos, entrevistas, reportagens e notícias.

Cavaco Silva, Presidente da República, de acordo com um texto de Ricardo David Lopes e Bruno Simões Castanheira, publicado no JN, no dia 16 do corrente mês, apelou na sessão de encerramento do 3º Encontro Nacional de Inovação COTEC para que as universidades desenvolvam "um novo modelo de governação, capaz de as tornar mais ligadas à sociedade, empresas e necessidades do mercado na era da globalização".

Para Cavaco Silva "o problema da governação das nossas universidades tem de ser enfrentado, para que possam desempenhar o papel activo que lhes cabe no processo de desenvolvimento do país".

António Guimarães Rodrigues, Reitor da UM - Universidade do Minho, numa entrevista concedida ao Mundo Universitário (15 de Maio de 2006) a propósito da implementação do processo de Bolonha que visa orientar as instituições de ensino superior para a formulação de projectos com vista à introdução de métodos de ensino/aprendizagem mais orientados para o aluno, considera que ainda não sabe se os estudantes terão capacidade de aprender a aprender. "Sinceramente, acho que não estão preparados. E daí a nossa grande preocupação ..."

Mas António Guimarães Rodrigues afirma que a UM está a investir forte na medida das suas disponibilidades financeiras para prosseguir com a implementação do processo de Bolonha.

Creio que o IPAM, instituição que desde há muito motiva a acção da aprendizagem, no sentido do conhecimento e do saber fazer, apesar das dificuldades naturais inerentes à implentação de novos métodos de trabalho, está muito bem posicionada para continuar a implementar com êxito um método ensino/aprendizagem centrado no aluno.

Por outro lado, mantém já uma proximidade junto das empresas digna de ser registada. Afinal, o IPAM não é mais do que a 1ª Escola de Marketing em Portugal.



segunda-feira, 15 de maio de 2006

Pontosnosii dá destaque ao processo de Bolonha que está em curso

Para o Prof. Doutor Pedro Lourtie, Professor Associado do IST - Instituto Superior Técnico, e representante em Portugal do Grupo de Follow-up da implementação do Processo de Bolonha, o que está em causa no processo é essencialmente passar a valorizar as competências dos alunos.

Esta ideia é dada a conhecer num artigo publicado por Cristina Baptista na Revista Pontosnosii (Nº5, Maio 2006). Para o Prof. Pedro Lourtie "com a implementação em Portugal do Processo de Bolonha, a tónica vai estar no que se aprende e não no que se ensina, valorizando o aluno e as competências que adquire".

Por outro lado, está em causa o desenvolvimento de outras competências, "as horizontais, também necessárias na preparação para o mercado de trabalho, como o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e de analisar situações que facilitem a integração no referido mercado".

Com o Processo de Bolonha os alunos passam a concluir a sua formação superior em 3 anos, mas para o Prof. Pedro Lourtie apesar de passarem a possuir menos conhecimentos, devido a esta redução temporal, eles terão mais capacidades para os usar "para fazer frente á vida real".

O que é preciso é ter capacidade para dar resposta a esta questão, afirma o Prof.: "o aluno tem de ser capaz de fazer algo. Como é que eu consigo, em termos pedagógicos, que ele lá chegue e como é que eu vou avaliar isso?" Se isto for bem feito, diz o Prof., os alunos vão passar a ter capacidade para fazer frente aos desafios que se põem no mercado de trabalho.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Transdev, desenvolvimento em mobilidade

O grupo Transdev é especialista em Parcerias Público-Privado (PPP) e na Europa destaca-se dos demais neste tipo de experiência.

Números:

  1. 4º operador na Europa: 80 redes urbanas, 7200 autocarros e expressos, 750 carruagens de eléctrico;
  2. Londres: 700 autocarros;
  3. Nottingham: eléctrico;
  4. Porto: exploraçãodo metro e mais de 650 autocarros;
  5. Melbourne: 500 carruagens de eléctrico;
  6. Sydney: 80 autocarros;
  7. Roma: exploração das linhas peri-urbanas;
  8. Turim: assistência à construção e exploração do metro automático VAL;
  9. Tenerife: eléctrico;
  10. Brisbane: frotas de carreiras fluviais;
  11. Edimburg: eléctrico.


A estratégia do grupo Transdev tem passado essencialmente por:

  • Aproximar: o grupo desenvolve mobilidades, inventam-se mobilidades, constroem-se e são geridas diariamente;
  • Desenvolver: o grupo posiciona-se no mercado com sentido evolutivo valorizando o seu património técnico e cultural:
  • Conhecer: desde as carreiras de vaivém, passando pela gestão de deslocações nas cidades, o grupo tem demonstrado capacidade para dominar os vários transportes públicos;
  • Inovar: a Transdev preocupa-se em melhorar o conforto, a informação disponível, tal como lançar novos serviços;
  • Acompanhar: o eixo central do grupo passa por "Avançar Juntos", ou seja, pelo desenvolvimento de PPP, condição essencial para o desenvolvimento do transporte público.

Bibliografia Consultada:

- Relatório Anual do grupo Transdev;
- Brochura de Apresentação do grupo Transdev.

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Coordenadas de Marketing 2006


Hoje o IPAM Matosinhos e a AEIPAM organizam as Coordenadas de Marketing 2006 no Auditório Principal da Exponor, em Leça da Palmeira.
Este é o maior evento de marketing conhecido do país que reune este ano 8 marcas, nacionais e internacionais: MTV; SIC Radical; Puma; Playstation; Havaianas; Maxmen e SLB.
Partcipam nas Coordenadas de Marketing marketeers, estudantes, professores, empresas e vários orgãos de comunicação social.A entrada é gratuita!