Segundo Gavin Eccles, professor universitário e consultor (Semanário Económico, 16 Setembro 2005), " as empresas devem analisar lacunas e identificar necessidades antes de entrarem num mercado".
Por outro lado, as empresas "para poderem entrarem em novos negócios, terão que mudar a forma como vêem as coisas".
Gavin Eccles refere que as empresas para terem sucesso no início de um processo de internacionalização devem recorrer a uma das quatro estratégias abaixo indicadas:
- Estratégia 1 - Confrontar o principal actor do mercado. Exemplo: Avis Rent-a-Car quando atacou a Hertz.
- Estratégia 2 - Começar por ser pequeno explorando nichos de mercado. Exemplo: Entreprise Rent-a-Car.
- Estratégia 3 - "Se não os consegues vencer, junta-te a eles". Exemplo: O Centro Comercial.
- Estratégia 4 - Oferecer produtos de ponta e produtos de gama baixa. "É melhor dividir categorias e ofertas para ganhar em ambos os lados".
Sem comentários:
Enviar um comentário