segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Estratégias de Internacionalização

Segundo Gavin Eccles, professor universitário e consultor (Semanário Económico, 16 Setembro 2005), " as empresas devem analisar lacunas e identificar necessidades antes de entrarem num mercado".
Por outro lado, as empresas "para poderem entrarem em novos negócios, terão que mudar a forma como vêem as coisas".
Gavin Eccles refere que as empresas para terem sucesso no início de um processo de internacionalização devem recorrer a uma das quatro estratégias abaixo indicadas:
  • Estratégia 1 - Confrontar o principal actor do mercado. Exemplo: Avis Rent-a-Car quando atacou a Hertz.
  • Estratégia 2 - Começar por ser pequeno explorando nichos de mercado. Exemplo: Entreprise Rent-a-Car.
  • Estratégia 3 - "Se não os consegues vencer, junta-te a eles". Exemplo: O Centro Comercial.
  • Estratégia 4 - Oferecer produtos de ponta e produtos de gama baixa. "É melhor dividir categorias e ofertas para ganhar em ambos os lados".

terça-feira, 15 de novembro de 2005

Acesso à Internet continua a aumentar

Os resultados da investigação Netpanel da Marktest apontam para um aumento do acesso à Internet a partir de casa.

Clique aqui para saber mais.

No site da Marktest pode ainda aceder a várias notícias relacionadas com a utilização da Internet.

Para quem deseja estar actualizado sobre esta e outras matérias aconselha-se o registo no site e a subscrição da respectiva newsletter.

Cursos vistos à lupa

Clique aqui para saber mais.

e-Marketing

" O Marketing apaixonou-se pela Internet e as empresas apadrinharam. É dessa prática que nasce um novo conceito e um novo livro – “E-MARKETING”. Saber fazer “e-Marketing” e usar as suas mais valias, são as razões pelas quais nasce este livro.
O “e-Marketing” aumenta a fidelidade, incrementa as relações por interacção, permite criar comunidades, sentimentos de pertença, aumenta a customização, gera mais valias, é complementar ás outras acções da empresa e é global. Este livro sistematiza os conceitos de “e-Marketing”, analisa o marketing one-to-one”, as variáveis do e-marketing-mix, quais os passos para sucesso de uma estratégia de marketing, porquê e como elaborar um plano de emarketing.
No fundo distingue o marketing tradicional do novo marketing – O E-MARKETING.
É, pois uma obra fundamental para todos aqueles que vêem na Internet e no Marketing o futuro do mundo empresarial. A revolução está a acontecer e só há uma forma de a acompanhar – Respirá-la! " - Resumo retirado da obra do autor.

Autor: Miguel Fonseca

sábado, 12 de novembro de 2005

eCommerce.Org

Aqui pode encontrar muita informação sobre e-Commerce, Empreendedorismo na Internet, Web-Marketing, livros, dicionários sobre e-Commerce, e-books totalmente grátis e artigos do professor Dailton Felipini.
Estão disponíveis em eCommerce.Org dois e-books que podem ser transferidos gratuitamente:

terça-feira, 8 de novembro de 2005

Comunicação Interna, Protocolo e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Foi criado e editado um novo blog sobre Comunicação Empresarial.
(ver+)