quarta-feira, 24 de maio de 2006

Bolonha em Perspectiva

Realizou-se hoje um Seminário sobre "As Novas Metodologias no Ensino Superior - Bolonha em Perspectiva" no IPAM Matosinhos.

No Seminário em que participou o Presidente do IPAM, Prof. Doutor Ferrão Filipe e o Director da Escola Superior de Matosinhos do IPAM, Mestre Daniel Sá, estiveram presentes alunos, colaboradores e docentes.

O tema para este seminário atrás referido é vital para o desenvolvimento do Processo de Bolonha. O Prof. Ferrão Filipe afirmou que "se perdeu muito tempo em Portugal a discutir se as licenciaturas deveriam ter 3 ou 4 anos e se a formação necessária para a obtenção do grau de mestre deveria ser de 1 ou 2 anos ("3+2" ou "4+1")". Na sua opinião é mais importante a discussão em torno das metodologias de ensino, e nesse sentido, desde há dois anos que o IPAM se tem concentrado nesta matéria registando, desde já, agradáveis experiências na utilização de metodologias inovadoras.

Segundo o Prof. Ferrão Filipe "o ensino vai passar da pura transmissão de conhecimentos para uma construção do saber a partir do estudo dos conceitos com base em acções concretas". O ponto de partida na aprendizagem passa a ser a acção e não a transmissão de conhecimentos. A abordagem dos conceitos far-se-á a partir de acções específicas. Neste sentido, "os professores deverão desfocalizar-se do ensino para se focalizarem na aprendizagem". Por consequência, os professores terão cada vez mais que desempenhar "o papel de orientação e tutoria".

Para o Prof. Ferrão Filipe prentende-se hoje "gestores que sejam capazes de trepar colinas, descer ravinas, percorrer rápidos de água, dormir no meio da montanha..." Por outro lado, também é desejável ter "líderes que sejam capazes de sair do seu círculo de conforto". Inovação e criatividade são outros requisitos fundamentais nos quadros da actualidade.

O presidente do IPAM terminou a sua intervenção referindo que é necessário "aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a estar e aprender a ser."

O Mestre Daniel Sá, Director da Escola Superior de Matosinhos afirmou que "o IPAM vai levar o Processo de Bolonha à letra (Bolonha Ready)". Aliás, a Escola de Matosinhos tal como as restantes escolas do IPAM já vêm desde há bastante tempo a implementar novas metodologias de ensino, frisou. Metodologias essas que estão em conformidade com o espírito de Bolonha.

O Curso Superior de Gestão de Marketing assentará em "conhecimentos, competências e atitudes", afirmou o Mestre Daniel Sá.

Após as intervenções dos participantes, seguiu-se um período de perguntas e respostas. Os alunos colocaram várias questões a que os participantes deram a devida resposta.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto Bolonha poderá ser um processo educativo bastante interessante se for levado com uma maior conformidade e optimismo. Parece-me pouco coerente e imprudente tanta agitação em torno de uma mudança nos processos de viabilização e focalização dos métodos de ensino.

Quando fazemos algo temos uma maior propensão a adquirir uma amplitude mais abrangente de conhecimentos.

É importante que a participação seja mais activa e pensada nos objectivos gerais de cada curso, ou seja, todo o conteúdo deverá servir o prático e relevante.

Criar sinergias, entre alunos e professores, para um enquadramento mais real no mercado de trabalho é estar preparado para responder ao mais alto nível.Criar um carácter mais competitivo e direccionado para melhores resultados é uma meta a atingir.

Penso ser um passo de gigante para um país que foi abolindo os cursos profissionais do ensino secundário...

Esperemos que a mudança não seja apenas uma visão externa de desvalorização das licenciaturas do ensino superior em Portugal.

António Paulo Marques
Aluno 3757 Turma A 1ºAno