quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Fábula dos Porcos Assados e a Arte da Guerra

DVD "Planeamento Estratégico - A Fábula dos Porcos Assados"

Sinopse:

" Aconteceu um incêndio num bosque onde havia alguns porcos, que foram assados pelo fogo. Os homens, acostumados a comer carne crua, experimentaram e acharam deliciosa a carne assada. A partir daí, sempre que queriam comer porco assado, incendiavam um bosque... até que descobriram um novo método. Além da fábula dos porcos assados, que retrata os problemas mais comuns de planeamento das empresas, é apresentado um modelo de planeamento estratégico que mostra todas as variáveis que devem ser observadas, como a missão, valores, visão, directrizes, metas globais, metas desdobradas, projectos, actividades, ameaças, oportunidades, forças e fraquezas".

Duração: 22 minutos


DVD "A Arte da Guerra"

Sinopse:

São milhares de anos de estratégia. São décadas na lista de best-sellers. São 41 minutos do seu tempo que podem revolucionar a sua empresa. Enfrentar a concorrência ou ir para outro segmento, lançar um produto novo ou não, apanhar o concorrente de surpresa, evitar guerras longas (guerra de preços, por exemplo), avançar sem ser notado, como enfrentar o concorrente em situação adversa, exemplos de como vencer uma batalha sem lutar, são algumas das respostas que você terá ao assistir a este vídeo imprescindível.

Duração: 41 minutos

Nota - filmes para visualização e apreciação em sessões presenciais

Planeamento Estratégico

Como organizar um processo de planeamento estratégico, é o título de um manual disponível on-line no Pmelink.

Índice:
  • Introdução;
  • Planeamento estratégico empresarial;
  • Processo de planeamento estratégico das unidades de negócio.

No web-site Pmelink pode-se encontrar uma base de dados de manuais práticos dirigidos para PME sobre Planeamento e Estratégia, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Informática e Telecomunicações, Logística, Direito, Legislação e Finanças.

sábado, 24 de setembro de 2005

Blog da disciplina

Este é um espaço que vai servir de complemento às aulas presenciais da cadeira de Gestão Estratégica do Curso Superior de Gestão de Marketing do IPAM Matosinhos.